Pesquisadores do NEV participam do 21° Congresso Brasileiro de Sociologia

10/07/2023

O 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, intitulado “Sociologias para Pensar o Contemporâneo”, acontece entre os dias 11 e 14 de julho no Pará com o objetivo de destacar a importância de uma abordagem plural na sociologia para compreender a vida social atual. A busca por rupturas com a forma dominante de interpretação da realidade e da modernidade é enfatizada, assim como a necessidade de incluir vozes silenciadas e marginalizadas, como as da Amazônia, dos povos indígenas, negros, LGBTQIA+ e mulheres.

O evento contará com a participação de diversos pesquisadores e pesquisadoras do NEV/USP, a começar pelo coordenador científico do Núcleo e responsável pelo programa NEV-CEPID, Prof. Sérgio Adorno, que participará de três mesas redondas, com especial destaque para a que se dedica a uma homenagem póstuma à Professora Maria Stela Grossi Porto (leia aqui nota no NEV à época de seu falecimento).

Maria Gorete de Jesus, pesquisadora do NEV/USP, também participará da Mesa Redonda (MR) 05, do Comitê de Pesquisas (CP) 24 e do Grupo de Trabalho (GT) 16 ao lado de Pablo Almada, pesquisador de pós-doutorado do Núcleo. A pesquisadora Giane Silvestre apresentará o trabalho intitulado “Sociologia do Direito “Juiz vagabundo é um pecado mortal”: o gerenciamento da produtividade de magistrados em São Paulo”, no GT 17, em coautoria com Bruna Gisi e Amanda Evelyn, ambas do NEV.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Sociologia, organizadora do congresso, a pluralidade teórico-metodológica é valorizada para enfrentar os desafios contemporâneos, como a pandemia, as desigualdades sociais e os retrocessos políticos. A apresentação dessa 21° edição ressalta a crise das democracias contemporâneas, a influência do capitalismo neoliberal na reprodução social e a transformação das interações sociais pelas plataformas digitais.

O Congresso será realizado em Belém do Pará (AM) e busca aprender com as comunidades que possuem uma interação mais harmoniosa com a natureza, como forma de frear a violência, o desmatamento e a indiferença. No site oficial, são mencionadas as resistências e as novas formas de organização social no contemporâneo, além da importância de refletir sobre os caminhos históricos que levaram à sociedade atual. Dessa forma, a abordagem plural é enfatizada como forma de contribuir para transformações emancipatórias e reflexões sociológicas críticas.

 

Veja a programação completa de participantes do NEV/USP no evento:

 

Mesas-Redondas

 

MR Especial 01 – O Legado de Maria Stela Grossi Porto para a Sociologia Brasileira

Coordenação: Josefa Salete B. Cavalcanti (UFPE), Sonia K. Guimaraes (UFRGS), Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR)

Expositores(as): Fernanda Sobral (UNB SBPC), Carlos Benedito Martins (UnB), Mariza Veloso (UnB) e Sérgio Adorno (NEV/USP)

 

MR05 – A Sociologia do Direito no Brasil: um balanço

Coordenador/a: Marcelo Campos (UFJF)

Debatedor/a: Ludmila Ribeiro (UFMG)

Expositor/a: Fernando Fontainha (UERJ), Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP) e Ana Carolina Castro (UFES)

 

MR40 – Prospecções e futuros imagináveis para a avaliação da pós-graduação na área de sociologia

Coordenador/a: Paulo Niederle (UFRGS)

Expositor/a: Sérgio Adorno (NEV/USP), Jacob Carlos Lima (UFSCar/SBS), Celi Scalon (UFRJ / UERJ) e Marcelo C. Rosa (UFRRJ)

 

MR42 – Segurança pública e prisões na transição de governos

Coordenador/a: Luiz Fábio S. Paiva (UFC)

Expositor/a: Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Eduardo Cerqueira Batitucci (Fundação João Pinheiro) e Sérgio Adorno (NEV/USP)

 

 

Grupos de Trabalho (GTs) 

Sessão 1 – 12/07 |13h30 às 15h30

GT01. Agenciamentos sociotécnicos na contemporaneidade: vigilância, controle social e usos estratégicos das ferramentas tecnológicas

Coordenação: Lara Roberta Rodrigues Facioli (UFPR), Simone da Silva Ribeiro Gomes (UFPel), Felipe André Padilha (UFBA)
Apresentação | O crime na mira: A tecnopolítica de uma ferramenta de análise criminal

Autores: Leticia Simões Gomes (NEV/USP), Daniel Edler Duarte (NEV/USP), Dr. Marcelo Batista Nery (NEV/USP), André Rodrigues de Oliveira (NEV/USP)

 

Sessão 1 – 13/07 | 16h às 18h

GT16. Sociologia Digital | Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de Ministros no Twitter

Autores: Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP), Pablo Almada (NEV/USP), Mariana Amaral (USP)

 

Sessão 3 – 13/07  | 13h30 às 15h30

GT17. Sociologia do Direito “Juiz vagabundo é um pecado mortal”: o gerenciamento da produtividade de magistrados em São Paulo

Autor: Giane Silvestre (NEV/USP)

Coautor: Bruna Gisi (NEV/USP) e Amanda Evelyn (NEV/USP)

 

Sessão 1 – 14/07 | 16h às 18h

GT12. Militares e empresariado: cumplicidade e responsabilidade na violação de direitos humanos no contexto ditatorial brasileiro e suas repercussões atuais

Coordenação: Joana D`Arc Fernandes Ferraz (UFF), Luci Praun (Ufac / Ufabc), Alejandra Estevez (UFF)

Apresentação | As permanências autoritárias na contemporaneidade: militarização e estado de exceção no Brasil

Autores: Carlos Henrique Serra (UFF e NEV/USP), Luis A F Souza (Unesp)

 

 

Comitês de Pesquisa (CPs)

 

Sessão 4 – 13/07 | 16h às 18h

CP24. Sociologia da Violência | “Body cams” e os operadores do direito: solicitação de imagens das ações policiais em audiências de custódia de São Paulo

Participantes: Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP), Fabio Lopes Toledo (FGV), José de Jesus Filho (PUC-SP), Luiza Arruda Guedes (Universidade Federal do Paraná)

 

 

Acesse o site oficial do evento: https://www.sbs2023.sbsociologia.com.br/