Nota de pesar pelo falecimento da pesquisadora Thais Lemos Duarte

01/06/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) lamenta o falecimento de Thais Lemos Duarte, socióloga e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP-MG), no dia 31 de maio de 2023.

Thais tem importantes contribuições no campo dos estudos da violência, segurança pública, justiça criminal e sistema penal.  Tem uma vasta produção na temática da tortura, com uma série de trabalhos realizados em parceria com pesquisadoras do NEV-USP.

Em 2021, recebeu menção honrosa no Prêmio em Direitos Humanos do 45º Encontro Anual da ANPOCS no para o paper “Conceituações plásticas sobre tortura: disputas e consensos a respeito dessa violência estatal”, escrito em coautoria com as pesquisadoras do NEV, Giane Silvestre e Gorete Marques.

As três produziram uma pesquisa chamada “Tortura como Marca Cotidiana: Narrativas Sobre os Serviços de atenção às vítimas de tortura desenvolvidos no Rio de Janeiro e em São Paulo“, e outra sobre os movimentos de familiares e mães de vítimas da violência estatal.

Também participou da produção de texto para o Relatório de Direitos Humanos e do PodCast Cidadania XXI, em que apresentou um panorama detalhado da questão da tortura no Brasil. Thais também fez parte de organizações da sociedade civil e de órgãos de Direitos Humanos, como o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, onde atuou de maneira combativa e engajada.

O NEV/USP, por meio de seus pesquisadores/as e corpo administrativo, manifesta suas condolências aos familiares, aos colegas, a seus amigos e todos e todas que partilharam da trajetória de Thais, de sua potência, seus sonhos e de todo seu empenho e luta por um mundo mais justo, livre da tortura, onde os direitos humanos se realizasse no cotidiano de todes, sem nenhum tipo de distinção.

Somos gratos pela oportunidade de termos compartilhado tantos espaços de conhecimento, luta e afeto com ela que será sempre lembrada por nós.

 

Texto: Fernanda Cruz, Giane Silvestre e Gorete Marques