Envie propostas de GT ou de trabalhos para o VII Seminário Internacional “Pesquisa em Prisão”

22/09/2023

O Seminário Internacional “Pesquisa em Prisão” chega a sua sétima edição em dezembro 2023. O evento é uma co-realização da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós- Graduação (ANDHEP), em parceria com o Laboratório Social da Síntese Eventos, o Núcleo de Estudos de Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (NEVIDH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP).

As atividades este ano voltam a acontecer de forma exclusivamente presencial, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023, em Juiz de Fora, nas dependências da UFJF. As etapas preparatórias estão em andamento: até segunda-feira, 25 de setembro, está aberto o prazo para a proposição de temas para compor os Grupos de Trabalho (GTs), etapa de discussões sobre pesquisas e atividades em andamento sobre o tema de sistema prisional, que vão compor a programação do evento alternando-se com exposições ou conferências, de convidados nacionais e internacionais, para todos os participantes.

Boa parte dos Grupos de Trabalho já realizados nos anos anteriores será mantida, inclusive repetindo ou recombinando os nomes de quem faz sua coordenação. Até o mês de outubro, será possível enviar propostas de trabalho para estes grupos e para os novos que forem aceitos.

Para saber os requisitos de apresentação de uma proposta de GT para a nova edição do evento ou para conferir prazo e formato de envio de propostas de trabalho para os GTs já confirmados, acesse o site oficial do evento: https://www.prisoes2023.sinteseeventos.com.br/site/capa

A programação final será publicada no mesmo site e divulgada pelas instituições organizadoras do Seminário. Acompanhe as novidades pelas mídias do NEV.

Organização e participação do NEV/USP

Pelo NEV/USP, atuam como organizadores do evento Gustavo Higa, Ionara Fernandes e o Prof. Dr. Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo. Marcelo Campos é o organizador pelo NEVIDH, da UFJF, que receberá o evento.

Veja abaixo a lista de Gts já confirmados que contam com pesquisadores do NEV na coordenação:

GT01. Cidades e Prisão

Coordenação:

Rafael Godoi (UEMA) e Ricardo Campello (NEV/USP)

GT07. Graves violações dos direitos humanos na prisão

Coordenação:

Bruno Konder Comparato (UNIFESP) e Ionara Fernandes (NEV/USP)

GT08. Pesquisa documental em prisões e instituições de internamento

Coordenação:

Marcos César Alvarez (NEV/USP), Gustavo Lucas Higa (NEV/USP), Carlos Henrique Serra (NEV/USP)

Última edição

A VI edição do Seminário aconteceu em 2022, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, com o tema central dos 30 anos do Massacre do Carandiru. Clique para ler os materiais dessa edição do evento.