NEV/USP lança Caderno sobre Educação em Direitos Humanos

08/12/2023

Para marcar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos neste domingo, 10 de dezembro, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) lança o “Caderno PODHE nº 1”, publicação de seu Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE). Segundo o coordenador de extensão do NEV-CEPID e do PODHE, Vitor Blotta, “a ideia é relatar a nossa experiência, porque cada projeto e cada escola tem a sua realidade, que a gente possa inspirar novos projetos ou fortalecer projetos já em andamento, que às vezes dependem ali do protagonismo de um professor, uma professora que estão batalhando ali para fazer algo diferente na escola, mas que às vezes não tem o respaldo da instituição, porque também tem que cumprir as metas, etc.”

Assista o vídeo sobre o Caderno no canal do NEV no Youtube (@nevuspvideos) ou pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=FCh4WcNfldE 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Seus 30 artigos contêm fundamentos e diretrizes para as demais convenções, tratados e instrumentos legais relacionados à salvaguarda dos direitos humanos para a organização global e países integrantes.

O NEV/USP desenvolve há anos iniciativas que visam contribuir para a construção cotidiana dos direitos humanos nos espaços públicos e democráticos, com diversos projetos e publicações, e atuando no âmbito do programa NEV-CEPID/Fapesp, com uma pesquisa intitulada “Construindo a legitimidade no cotidiano: direitos humanos, violência e confiança institucional”, que conta, além das iniciativas de pesquisa, disseminação e inovação, com uma frente de extensão, na qual pesquisadores atuam dentro de escolas públicas do Estado de São Paulo, realizando atividades com estudantes e em permanente diálogos com professores.

A pesquisadora de pós-doutorado e integrante do PODHE Fernanda Lemos explica: “o PODHE é um projeto de caráter extensivo que faz parte do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP), então, o Núcleo desenvolve uma série de pesquisas que abordam diferentes metodologias, e o PODHE é um projeto que tem uma metodologia específica. Nós trabalhamos com uma intervenção educativa dentro do espaço dessas escolas, então ele é uma iniciativa que sai nesse espaço físico do Núcleo e faz uma atuação mais prática nas escolas a partir de uma metodologia muito específica, que vem sendo desenvolvida por esse projeto, que são atividades de sensibilização, vivência e monitoramento, e o terceiro passo dessa metodologia é a transformação, é entender de que modo que essas metodologias conseguem transformar e ressignificar o espaço dessas escolas colaboradoras.”

O “Carderno PODHE nº 1” reúne reflexões, referências e, principalmente, experiências práticas desenvolvidas pelo projeto em seus primeiros cinco anos de trajetória. A sistematização foi produzida por Caren Ruotti e contou com as contribuições de Vitor Blotta, que também atua como professor na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP) e da pesquisadora de pós-doutorado Veridiana Campos, entre muitas outras mãos e inspirações de integrantes, estudantes e professores participantes da iniciativa.

A publicação é destinada principalmente a educadores, arte-educadores, educomunicadores e demais pessoas atuantes com educação, seja de projetos da sociedade civil, seja professores da rede formal de ensino. Segundo Blotta, “a ideia de serem cadernos é justamente pra gente documentar e tentar inspirar e multiplicar iniciativas de educação de direitos humanos trabalhando com conceitos de educação. Apresentamos a metodologia de trabalho do PODHE e trazemos uma espécie de um cardápio de atividades, que é o que realizamos ao longo do projeto, o que funciona e o que pode ser interessante. A gente foi acumulando essa experiência e, possivelmente, inspirando outros profissionais e outros projetos a fazer algo parecido, às vezes dentro de sala de aula também.”

 

Baixe gratuitamente o Caderno PODHE nº 1 no site do NEV/USP na área de publicações:

Caderno PODHE nº 1: Proposta geral e contornos metodológicos do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas

 

Histórico do PODHE

As atividades do projeto ocorrem desde 2017 em escolas públicas do município de São Paulo, por meio de oficinas semanais, no horário regular das aulas, em parceria com diferentes professores e variadas disciplinas. O trabalho acontece normalmente com estudantes dos 6°anos do Ensino Fundamental II e 1°anos do Ensino Médio, mas já foram atendidas outras turmas também. As discussões e temáticas levantadas no Observatório derivam da vida cotidiana dos educandos, os quais levantam e organizam informações sobre direitos e suas violações (na escola e no bairro) e propõem transformações pessoais e coletivas.

Algumas delas são oficinas que reúnem movimento, ludicidade e diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, como dinâmicas de teatro, rodas de história e conversa, músicas, jogos, produção de vídeo, redação de jornal escolar em temáticas sobre direitos humanos, bullying, ancestralidade, igualdade de gênero, diversidade étnico-racial e saúde mental. Com todas essas ações o 1° Caderno do PODHE busca ser uma documentação desse processo tão dedicado, segundo Veridiana Campos, a pesquisadora de pós-doutorado que integra o PODHE. Campos completa que “mas do que uma documentação, é uma publicização para outras pessoas, eventuais educadores e educadoras, que tenham interesse em entender como um processo desse vai sendo construído ali na prática. Como que a gente consegue, de fato, nós mesmos, enquanto educadores, irmos nos apropriando desse lugar que não é tão óbvio, que não é o lugar de chegar lá e despejar o conteúdo. É o lugar de estar ali, num processo de construção democrática, de tentar trazer outras formas, imaginar outras maneiras, de trocar conhecimento e de produzir conhecimento.”

 

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PODHE